TBT

1998: FUI À NOVA YORK PELA PRIMEIRA VEZ PARTINDO DE TAUNTON

Acho que muita gente guarda no coração uma vontade de conhecer Nova York, a cidade mais comentada do mundo, cenário de tantas histórias. Eu era um desses. Eu já tinha estudado na Europa e até passado pelo aeroporto JFK uma ou duas vezes para ir ver e trabalhar com meus queridos amigos da Califórnia. No entanto, nunca tinha tido a oportunidade de conhecer a famosa “Big Apple”. Quando eu voltava de Roma, em 1998, e passei uns dias na casa de uma família que me considero parte dela, a família dos queridos André Roulliard e Nancy Booth, na cidade de Taunton, perto de Boston, em Massachussetts, resolvi fazer essa aventura. Este é meu TBT desta quinta-feira, 17 de setembro de 2020.

Na verdade, só tomei ânimo porque o Yves Roulliard, filho mais velho da Nancy e do André, topou ir comigo. Lá em Nova York, iríamos encontrar um amigo nosso, Ronaldo Zacarias que estava estudando Teologia e nos ajudaria aconhecer ao menos os lugares mais famosos da cidade. Saímos bem cedinho de ônibus e não me lembro bem que horas chegamos, só sei que andamos bastante. Fomos ao deck de uma das torres gêmeas do World Trade Center num dia ensolarado que nos possibilitava ver quase toda a ilha de Manhattan e as voltas do Rio Hudson. Fomos também ao Central Park onde o Ronaldo tirou essa foto que ilustra este TBT. Voltamos na tarde daquele mesmo dia, de ônibus, e chegamos em casa, sãos e salvos. A ideia era nao precisar pernoitar porque os preços eram proibitivos.

Foi uma experiência bacana para mim, justamente porque não teve o glamour das conhecidas histórias de visitas à Nova York. Foi como se tomasse um ônibus em Brasília para ir conhecer a Cidade de Goiás, perto da Serra Dourada. Comemos apenas sanduiche no almoço e nem tentamos ir de barco tentar chegar aos pés da Estátua da Liberdade. Nos contentamos de apenas tirar uma foto na direção dela. Em outra ocasião, em 2001, quando voltei lá com o Abdon, fomos visitar a estátua que foi ridiculamente copiada por aqui por aquele senhor estranho proprietário das lojas Havan.