NOVIDADE

A ‘VACINA” DA MISERICÓRDIA PARA CURAR O VÍRUS DO EGOÍSMO

Uma bela reflexão sobre o Domingo da Misericórdia. Texto publicado no jornal católico italiano “Avvenire” da Conferência Episcopal Italiana.

A festividade

A “vacina” da misericórdia para curar o vírus do egoísmo
Mimmo Muolo
Sábado, 10 de abril de 2021

Monsenhor Jozef Bart usou uma imagem altamente atual, definindo a Divina Misericórdia como “a vacina contra o vírus do egoísmo”. Na igreja romana de Santo Spirito em Sassia, onde é reitor, na manhã de domingo, pelo segundo ano consecutivo, o Papa celebrará a missa no dia da festa instituída por João Paulo II em 2000, como Jesus havia recomendado nas visões dos poloneses mística Santa Faustina Kowalska. Afinal, Francisco repetiu várias vezes nesses meses de pandemia que o egoísmo é mais perigoso do que Covid. E é precisamente no santuário que voltará a visitar hoje, consagrado à Divina Misericórdia desde 1994, no ano passado disse: «Não pensamos apenas nos nossos interesses, nos interesses partidários. Aproveitamos este teste como uma oportunidade para preparar o amanhã de todos. Porque sem uma visão geral não haverá futuro para ninguém. E mostramos misericórdia para com os mais fracos: só assim reconstruiremos um mundo novo ».

Portanto, não é surpreendente que o Papa, que fez da misericórdia o pilar do seu pontificado, sublinhe mais uma vez, com a Missa de hoje, o seu valor “medicinal”. Para o bem sobrenatural, claro (“Nenhuma alma tem medo de aproximar-se de Mim, mesmo que os seus pecados sejam como o escarlate”, disse Jesus à Irmã Faustina; e Francisco não se cansa de repeti-lo em todos os sentidos), mas não só. Na verdade, nesta festa há também uma dimensão terrena, que Fratelli tutti destacou claramente. João Paulo II já havia destacado isso com sua encíclica de 1980, Dives in misericordia. “Se é verdade que todo homem, em certo sentido, é o caminho da Igreja – escreveu o Papa Wojtyla – ao mesmo tempo o Evangelho e toda a tradição nos mostram constantemente que devemos trilhar este caminho com cada homem como Cristo traçou ., revelando em si o Pai e o seu amor».

Nesta passagem, como prefigurado, encontra-se o mesmo ensinamento de Francisco, a sua ênfase na Igreja cessante que – como o Ressuscitado com os dois de Emaús – se torna a companheira de viagem dos homens e mulheres do nosso tempo, especialmente dos mais feridos. e abandonados, os mais pobres e marginalizados. E que em todas as feridas derrame o óleo da misericórdia, corporal e espiritual, como o bom samaritano. Nas palavras do Diário de Santa Kowalska pode-se resumir: “Em uma alma sofredora devemos ver Jesus Crucificado e não um parasita e um fardo”. E receba também a sua admoestação: “Senhor, dá-nos a oportunidade de praticar obras de misericórdia e nós praticamos em julgamentos”.

A mensagem que o Papa Francisco hoje lança é, portanto, um convite para lançar uma grande campanha de “vacinação” sem contra-indicações e sem limitação de doses, para curar aquele vírus que, em retrospectiva, está na raiz de quase todos os males do mundo: as guerras e comércio de armas, desequilíbrios econômicos e pobreza (também no campo da assistência médica, como demonstra a distribuição desigual das mesmas vacinas anti-cobióticas), mudanças climáticas e exploração intensiva dos recursos naturais, acumulação e políticas neocoloniais. Isso sem falar nos pequenos e grandes conflitos dentro das famílias, na sociedade, nos meios de comunicação, nas empresas e em todos os outros locais de convivência humana. Curar o egoísmo com misericórdia, recorda-nos o Papa, é o verdadeiro caminho terapêutico que a humanidade, às vezes até involuntariamente, espera. E isso, especialmente na época da pandemia, não pode mais ser adiado. Nosso futuro está em jogo.

Texto original

https://www.avvenire.it/opinioni/pagine/il-vaccino-della-divina-misericordia-per-curare-virus-egoismo