NOVIDADES

AMERICA MAGAZINE: “Ó DEUS, QUE 2020 VÁ PARA O INFERNO”

O desabafo de um colunista do portal dos jesuítas norte-americanos “Americamagazine” representa muito do que talvez muitos de nós queremos também desabafar sobre o ano de 2020. Passei no tradutor online para lermos juntos.

‘Ó Deus, que 2020 vá para o inferno’. Uma oração de raiva de Ano Novo

Zac Davis
30 de dezembro de 2020

Talvez você tenha tido o casamento dos seus sonhos em fevereiro, pouco antes de tudo acontecer. Talvez seus Dodgers tenham ganhado um campeonato que você esperava ver por toda a vida, ou seu candidato venceu nas urnas. Embora estatisticamente improvável, talvez nem você nem ninguém que você amou teve um ataque terrível com o coronavírus. Mesmo que tudo tenha corrido como quer este ano, provavelmente você está de acordo: este tem sido um ano nada bom, muito ruim, super terrível, terrivelmente terrível, horrível.

Sim, eu sei, Deus ainda estava ativo em 2020, distribuindo consolos e forros de prata para nos agarrarmos por toda a vida (embora, na estimativa deste escritor, eles fossem muito poucos). Existem aqueles que insistem que devemos olhar “para o lado bom das coisas”, e aqueles que oferecem alguma outra parte da espiritualidade Hallmark, como “Ele escreve direito com linhas tortas”.

Alguns dirão que nosso hábito tolo de personificar os anos do calendário é evidência de nosso treinamento teológico insuficiente e nossa incapacidade de enfrentar o problema do mal, e que só precisamos ler Aquino para entender por que coisas ruins acontecem. E os marxistas dirão que é porque nos recusamos a direcionar nossa raiva à classe capitalista dominante por nos decepcionar, e então a projetamos no inanimado.

Embora meu lado profundamente cínico odeie admitir, todas essas pessoas provavelmente estão certas, até certo ponto. É bom reconhecer o bem. São lembretes como esses que nos fazem continuar na maior parte do tempo em crise. Mas, por um momento, vamos ignorá-los. Também é bom lembrar que, no final de um ano longo e difícil, está OK. ter algumas palavras duras e contundentes com Deus: Que diabos, 2020 foi simplesmente horrível.

———————————-

No final de um ano longo e difícil, é OK ter algumas palavras duras e contundentes com Deus

—————————–

Para ser honesto, porém, quero que Deus faça mais do que apenas ouvir minhas queixas sobre o quanto este ano nos deixou infelizes. Eu quero que Deus faça algo sobre isso. E não apenas fazer com que 2021 seja menos ruim. Quero que Deus pegue o ano passado e o exorcize, o expulse e – ouso dizer – amaldiçoe-o.

Uma pandemia global, uma crise econômica, um ano de eleições, esportes cancelados, meses de bloqueios e desacelerações. (Eu sabia em que fase de lockdown estávamos; agora não tenho ideia se ainda estamos fazendo toda a coisa de “fases”.) Execuções, polícia matando negros e, em seguida, espancando pessoas na rua que estavam com raiva por causa disso, vespas de assassinato, Tiger King, o fim dos cinemas, todo o país da Austrália em chamas (sim, isso foi em 2020, mas antes do eterno mês de março), a queda do helicóptero Kobe (isso também), e então, tantos mortos, de Covid-19 e mais.

Eu quero que Deus amaldiçoe isso, que amaldiçoe todo o tormento e horror e angústia.

Quando apresentei este artigo, meio que esperava que meus colegas me advertissem, me dissessem que isso era pecaminoso e que eu deveria me sentir mal só de pensar nisso. Embora isso ainda possa ser verdade, acontece que alguns deles também tinham um desejo espiritual estranho. Sim, devemos lamentar. Sim, devemos ter esperança. Mas há alguma coceira espiritual que não foi arranhada e parece um pouco escuro. Também fiquei muito feliz em saber que há um precedente sério na tradição cristã de pedir a Deus que amaldiçoe as coisas.

————————————–

Há algum precedente sério na tradição cristã de pedir a Deus que amaldiçoe as coisas.

———————————–

James Martin, S.J., escreve sobre essa tradição em seu próximo livro, Learning to Pray:

Em uma prática que pode nos alarmar hoje, alguns mosteiros na França medieval usavam cerimônias religiosas formais para amaldiçoar seus inimigos, uma prática conhecida como “clamores” ou “maldições”. Aproximadamente do século X ao XIII, os monges usaram imprecações nas liturgias para pedir a Deus que defendesse seus bens e propriedades quando os apelos às autoridades seculares falharam.

Assim, os monges (principalmente, mas não exclusivamente beneditinos) levaram seus apelos a Deus, orando, em um caso, “Que eles sejam amaldiçoados na cidade e amaldiçoados nos campos. Que seus celeiros sejam amaldiçoados e que seus ossos sejam amaldiçoados. Que o fruto de seus lombos seja amaldiçoado, assim como o fruto de suas terras. ” Você pode ler mais sobre essa tradição no livro maravilhosamente intitulado Maledictine Maledictions: Liturgical Cursing in Romanesque France.

Até o próprio Jesus amaldiçoou uma figueira no Evangelho de Marcos, depois de procurar por comida e não encontrar nada além de folhas, dizendo: “Que ninguém mais coma de seus frutos!” É uma passagem que confunde apenas os estudiosos das Escrituras e pessoas que pensam que precisam se conter para não deixar escapar uma palavra de quatro letras quando estão sem paciência. Mesmo que nas minhas entranhas seja ruim pedir a Deus para amaldiçoar as coisas, aqui está Jesus, fazendo exatamente isso. Se Jesus pode amaldiçoar as árvores, certamente deveríamos nos sentir confortáveis ​​pedindo a ele para amaldiçoar um ano civil inanimado, mesmo que apenas como uma forma de processar as emoções do ano. Mesmo que apenas no nosso caminho para sentir – e pedir – algo melhor.

Eu realmente acredito que Deus amaldiçoa as coisas? Eu não sei. E embora tenhamos a imagem de Jesus amaldiçoando a figueira, em última análise, misericórdia é sua linguagem. Mas acredito na eficácia da oração. Isso não significa que espero que Deus acene uma varinha como um mágico, mas acredito que a oração muda quem faz a oração. Nunca iremos nos curar do trauma do ano se não nos permitirmos fazer o trabalho árduo de lamentar e ficar furioso. Talvez querer que Deus amaldiçoe as coisas ruins que acontecem seja infantil e necessário. E, se os jesuítas me ensinaram alguma coisa em meus anos aprendendo e trabalhando com eles, é que a melhor oração é uma oração honesta. Perfure seu travesseiro, grite com o trem que passa, acenda suas fogueiras – esses são os métodos apropriados de oração no final de um ano como este.

——————————————-

Perfure seu travesseiro, grite com o trem que passa, acenda suas fogueiras – esses são os métodos apropriados de oração no final de um ano como este.

———————————

Portanto, vamos nos deter nas coisas absolutamente terríveis, miseráveis, terríveis de Deus que caíram sobre todos nós no Ano de Nosso Senhor, 2020, e pedir a Deus, em sua infinita misericórdia, que os amaldiçoe.

Senhor, eu não sei o que realmente significa ir para o inferno por um ano. Mas se o inferno está quente, deixe 2020 queimar; se o inferno está frio, deixe-o congelar, como suas narinas congelam quando você tenta respirar em um dia muito frio, mas torne isso mil vezes pior.

Que os vermes apodreçam as entranhas de 2020. Que seu mal seja banido por um milênio ou mais. Vamos permanecer nas cinzas do ano velho, cuspir em sua sepultura e levantar – armados com sua graça abundante e algumas vacinas frescas – prontos para construir um mundo melhor e um ano melhor. Em saecula saeculorum. Amém.

(Nota do editor: sinta-se à vontade para adicionar suas próprias orações de maldição na seção de comentários na parte inferior desta página)

Texto original:

https://www.americamagazine.org/faith/2020/12/30/new-years-prayer-2020-go-hell-239612

Ilustração da revista